Conecte-se com a gente

Novos Diálogos

Advento: Esperança que Transforma

Especiais

Advento: Esperança que Transforma

Apresentação

São numerosas e diversas as comunidades de fé que celebram o tempo do Advento e acolhem em sua liturgia dominical e em suas disciplinas espirituais diárias o que se conhece como o Ano Litúrgico: presbiterianas, anglicanas, metodistas, católicas, luteranas, reformadas, algumas batistas e outras. Por certo, com o Advento se inicia o Ano litúrgico.

Mas, o que é o Advento? A palavra provém do latim e significa “vinda”. A expressão completa é Adventus Redemptoris, que significa a “vinda do Redentor”. É um tempo de preparação para a celebração do Natal.

O Advento tem uma história de muitos séculos. Segundo alguns historiadores sua prática começou entre os séculos quarto e quinto; pertence à tradição do cristianismo histórico. Os cristãos daqueles tempos se preparavam com antecipação para a celebração do Natal, que era e continua a ser uma das festas mais valorizadas do calendário
cristão. Eles se preparavam orando, lendo as Escrituras, participando de celebrações da igreja, jejuando e atendendo com espírito de solidariedade aos pobres e necessitados.

Preparei estas 24 meditações bíblicas para esta celebração que é, acima de tudo, uma celebração da nossa esperança cristã. É por isso que as intitulei Advento: esperança que transforma. Escrevi com sentido interconfessional e ecumênico. O nascimento do Redentor também nos une!

Estas meditações se iniciam no dia 1º. de dezembro e terminam no dia 24. Uma para cada dia e se pode repetir a cada ano.

Que o Senhor da manjedoura nos ilumine com seu Espírito de ternura para voltarmos a pensar que com seu nascimento renasce nossa esperança.

Seja bem-vindo o Natal!

Pastor Harold Segura, San José, Costa Rica.

Para ter acesso às meditações do livreto Advento: esperança que transforma, acesse este link.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Especiais

Subir