Conecte-se com a gente

Novos Diálogos

Fé e ciência no enfrentamento ao Covid-19

Notícias

Fé e ciência no enfrentamento ao Covid-19

Fé e ciência no enfrentamento ao Covid-19

Organizações evangélicas assinam carta em favor da ciência e propõem medidas para o enfretamento do Covid-19

No Brasil, os impactos e desdobramentos da crise de saúde pública com a pandemia do Covid-19 tornam-se ainda mais críticos com as sucessivas crises políticas geradas pelo próprio governo brasileiro. Os constantes e graves ataques do Presidente Jair Bolsonaro à ciência, aos/às cientistas, aos centros de pesquisa e às universidades representam uma ameaça à democracia à dignidade humana. Diante desta situação que resulta em graves consequências, principalmente à população mais pobre, cerca de 35 organizações evangélicas assinam a carta “O governante sem discernimento aumenta as opressões – Um clamor de fé pelo Brasil”.

O documento reconhece e apoia as universidades e os centros de pesquisa, bem como seus pesquisadores e cientistas, e repudia a conduta do presidente por seus pronunciamentos contrários às recomendações de especialistas da saúde. O editorial da revista britânica especializada em medicina The Lancet, publicado em 9 de maio, afirma que há uma condução caótica por parte do governo federal, grande dificuldade de gestão dos dados e de condução de respostas, sejam na área da saúde, sejam na área social.

Nilza Valéria, integrante da coordenação nacional da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, uma das signatárias da carta, destaca que “não há conflito entre fé e ciência. De modo algum um se opõe ao outro.  É triste que tenhamos que nos manifestar sobre isso, em plena pandemia, quando temos que achar, na ciência, caminhos para combater o vírus letal. A fé, deixe, com a fé, o consolo e a esperança”.

Caio Marçal, membro da coordenação nacional da Rede Fale, que também assina a carta, avalia que as igrejas devem jogar um papel fundamental no enfrentamento ao novo Coronavírus por ter forte inserção nas periferias. “As igrejas poderiam facilitar a inserção de famílias pobres no acesso às possibilidades de receber auxílio em meio a pandemia. Contudo, a desinformação e a disseminação de fake news, inclusive promovidas por Jair Bolsonaro, tem colocado a vida de nossos irmãos e irmãs em risco”.

Uma das proposições da carta é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assuma seu papel constitucional e proceda o imediato julgamento das Ações de Investigação Judicial no (TSE) e que pedem a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e de Antônio Mourão em razão da disseminação de mentiras durante a campanha eleitoral e pela prática que tem se mantido durante o governo com dinheiro público. “A preservação de vidas e da democracia exigem ação imediata”, finaliza o documento.

Acesse o conteúdo da carta na íntegra: http://bit.ly/ClamorBrasil

Maiores informações: clamorpelobrasil2020@gmail.com

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em Notícias

Subir