Aliança de Batistas do Brasil realiza encontro de formação em Maceió
O encontro de formação da Aliança de Batistas do Brasil foi realizado entre 6 e 8 de setembro na Igreja Batista do Pinheiro (Maceió/AL), pensado e organizado pelo Fórum Permanente de Juventude da Aliança, e trouxe ânimo novo, coragem e desafios aos jovens cristãos na resistência ao fundamentalismo religioso. Em conjunto com a voz de Deus, as múltiplas vozes das juventudes e das igrejas da Aliança foram ouvidas, gritando de maneira profética contra as injustiças da sociedade brasileira. A oportunidade de trabalhar na formação da juventude e de membros da Aliança de Batistas do Brasil têm se tornado uma prática que permite que novos ventos soprem na vida das comunidades de fé.
Na abertura do encontro, sexta-feira, dia 06/09, a fala profética do Pr. Michael-Ray Mathews, presidente da Alliance of Baptists, desafiou e encorajou toda a juventude assim como os demais participantes do encontro a reiterar, a partir da Teologia da Resistência, que “nós não temos nada a perder a não ser as correntes que nos prendem”.
A noite foi encerrada com um belo sarau que contou com a participação alegre e dançante do grupo Afro-Dendê, numa grande festa aos ritmos do afoxé e maracatu, ritmos da nossa cultura negra ancestral.
No sábado os participantes do encontro se dividiram em diferentes oficinas: “‘Despatriarcalizando’ os espaços religiosos e institucionais: os usos e abusos em nome de Deus”, com Bárbara Aguiar, do Coletivo Vozes Marias; “A promoção do armamento e o extermínio da juventude negra: a Bíblia interpretada como arma e a responsabilidade da igreja”, com Anicely Santos, do Movimento Negro Evangélico; “Engajamento e participação política da juventude: autonomia e responsabilidades”, com Gessica Dias, da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito; “A igreja é para todxs? Nossas comunidades de fé e a diversidade sexual”, com Carol Acioli, do Evangélicxs pela Diversidade; e “A resistência e a luta pela liberdade na era das redes cibernéticas: um diálogo sobre cultura livre, fake news e outros bichos”, com Lenon Andrade, Teólogo, professor e ativista cibernético.
À noite foi inaugurado o templo da Congregação Batista da Alegria, situada na grota da Alegria, no bairro Benedito Bentes, num momento que alimentou a fé e esperança dos presentes, presenciando o mover do Espírito de Deus sobre a comunidade. A celebração foi finalizada com a consagração do novo templo com a benção das mulheres: mulheres da comunidade, mulheres da Aliança de Batistas, mulheres da Igreja Batista do Pinheiro, igreja-mãe desta congregação, e de todas as mulheres presentes. A divina Ruah soprou sobre todos os presentes.
No domingo pela manhã, após a primeira mesa com Pr. Michael-Ray Mathews e Pra. Mônica Francisco, conversando sobre o tema “Democracia sob ataque e resistências antifundamentalistas”, seguiu-se a pregação forte e emocionante de Fabíola Oliveira, da Odarah Cultura e Missão. Fabíola foi desconvidada de um painel sobre o tema do racismo pela Juventude Batista Brasileira, juntamente com o Pr. Marco Davi de Oliveira, num episódio que expressou mais uma vez a face racista de nossas instituições. O encontro foi finalizado com uma ceia afro-regional, com toda a beleza das tradições negras e nordestinas.
Foram dias de desafios e de coragem, mas também de afetos e alegria. A juventude da Aliança de Batistas do Brasil continua na resistência de fé e amor, assim como foi a compromisso de Jesus de Nazaré. O encontro encerrou-se com o comprometimento de todos com a promoção da paz, justiça e alegria para todas e todos.
Veja as fotos do evento aqui.