Conecte-se com a gente

Novos Diálogos

Aliança de Batistas do Brasil realiza encontro de formação em Maceió

Notícias

Aliança de Batistas do Brasil realiza encontro de formação em Maceió

Aliança de Batistas do Brasil realiza encontro de formação em Maceió

O encontro de formação da Aliança de Batistas do Brasil foi realizado entre 6 e 8 de setembro na Igreja Batista do Pinheiro (Maceió/AL), pensado e organizado pelo Fórum Permanente de Juventude da Aliança, e trouxe ânimo novo, coragem e desafios aos jovens cristãos na resistência ao fundamentalismo religioso. Em conjunto com a voz de Deus, as múltiplas vozes das juventudes e das igrejas da Aliança foram ouvidas, gritando de maneira profética contra as injustiças da sociedade brasileira. A oportunidade de trabalhar na formação da juventude e de membros da Aliança de Batistas do Brasil têm se tornado uma prática que permite que novos ventos soprem na vida das comunidades de fé.

Na abertura do encontro, sexta-feira, dia 06/09, a fala profética do Pr. Michael-Ray Mathews, presidente da Alliance of Baptists, desafiou e encorajou toda a juventude assim como os demais participantes do encontro a reiterar, a partir da Teologia da Resistência, que “nós não temos nada a perder a não ser as correntes que nos prendem”.

A noite foi encerrada com um belo sarau que contou com a participação alegre e dançante do grupo Afro-Dendê, numa grande festa aos ritmos do afoxé e maracatu, ritmos da nossa cultura negra ancestral.

No sábado os participantes do encontro se dividiram em diferentes oficinas: “‘Despatriarcalizando’ os espaços religiosos e institucionais: os usos e abusos em nome de Deus”, com Bárbara Aguiar, do Coletivo Vozes Marias; “A promoção do armamento e o extermínio da juventude negra: a Bíblia interpretada como arma e a responsabilidade da igreja”, com Anicely Santos, do Movimento Negro Evangélico; “Engajamento e participação política da juventude: autonomia e responsabilidades”, com Gessica Dias, da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito; “A igreja é para todxs? Nossas comunidades de fé e a diversidade sexual”, com Carol Acioli, do Evangélicxs pela Diversidade; e “A resistência e a luta pela liberdade na era das redes cibernéticas: um diálogo sobre cultura livre, fake news e outros bichos”, com Lenon Andrade, Teólogo, professor e ativista cibernético.

À noite foi inaugurado o templo da Congregação Batista da Alegria, situada na grota da Alegria, no bairro Benedito Bentes, num momento que alimentou a fé e esperança dos presentes, presenciando o mover do Espírito de Deus sobre a comunidade. A celebração foi finalizada com a consagração do novo templo com a benção das mulheres: mulheres da comunidade, mulheres da Aliança de Batistas, mulheres da Igreja Batista do Pinheiro, igreja-mãe desta congregação, e de todas as mulheres presentes. A divina Ruah soprou sobre todos os presentes.

No domingo pela manhã, após a primeira mesa com Pr. Michael-Ray Mathews e Pra. Mônica Francisco, conversando sobre o tema “Democracia sob ataque e resistências antifundamentalistas”, seguiu-se a pregação forte e emocionante de Fabíola Oliveira, da Odarah Cultura e Missão. Fabíola foi desconvidada de um painel sobre o tema do racismo pela Juventude Batista Brasileira, juntamente com o Pr. Marco Davi de Oliveira, num episódio que expressou mais uma vez a face racista de nossas instituições. O encontro foi finalizado com uma ceia afro-regional, com toda a beleza das tradições negras e nordestinas.

Foram dias de desafios e de coragem, mas também de afetos e alegria. A juventude da Aliança de Batistas do Brasil continua na resistência de fé e amor, assim como foi a compromisso de Jesus de Nazaré. O encontro encerrou-se com o comprometimento de todos com a promoção da paz, justiça e alegria para todas e todos.

Veja as fotos do evento aqui.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias

Subir