Racismo é Pecado
Lamento e indignação da Frente Evangélica pelo Estado de Direito
É com indignação que a Frente de Evangélicos repudia o cancelamento da mesa de conversa “Descolonizando o olhar: o racismo atinge a Igreja?” no Despertar – Congresso da Juventude Batista Brasileira, que aconteceria hoje, dia 19 de julho. Os preletores da mesa, a ativista Fabíola Oliveira e o pastor batista Marco Davi de Oliveira foram desconvidados após denúncias na internet de que são crentes defensores do socialismo, pelas pautas que defendem contra o racismo, o preconceito e em favor da igualdade racial.
Essas denúncias foram acatadas pelo Conselho da Convenção Batista Brasileiro que decidiu, por meio de voto dos conselheiros, desconvidar os preletores – promovendo o desrespeito com Fabíola e Marco Davi, além da quebra de um princípio que é fundamental aos batistas: a liberdade.
A indignação da Frente de Evangélicos é o reconhecimento dos tempos sombrios que vivemos, com a censura sendo imposta, com o silenciamento de pastores e líderes, com a perseguição a membros de igrejas que ousam pensar de forma diferente do discurso homogêneo que grupos totalitários pretendem impor.
Esperamos que a Convenção Batista Brasileira reconheça a situação absurda causada com o desconvite aos preletores e o cancelamento de uma mesa que se propõe debater um problema tão grave da sociedade brasileira.
Evidente demonstração de como o racismo atinge sim, infelizmente, a Igreja Brasileira.