Presbitério da IPU lança nota em defesa da Democracia
Publicado em
[CONIC]
Presbitério Salvador, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), lançou uma nota em defesa do Estado Democrático de Direito. O documento foi uma reação ao apoio do presidente da República às manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
“Defendemos que soluções para os graves problemas do país devem ser buscadas através do aprofundamento da democracia”, diz um trecho do documento.
Leia a íntegra:
Nota Pública do Presbitério Salvador em defesa do Estado Democrático de Direito
“Não havendo sábia direção, o povo cai” Pv 11.14a
O Presbitério Salvador (PSVD), com base nos documentos fundantes da Igreja Presbiteriana Unida, sua história e responsabilidade social sustentada pela herança bíblica e reformada que assume, faz o seguinte pronunciamento:
1 – Nossas Igrejas nasceram em meio às perseguições e dores vividas no contexto da ditadura militar, bem como na resistência ao autoritarismo, dentro e fora da Igreja, e no compromisso com a redemocratização e promoção da justiça social em nosso país. Um dos documentos históricos mais importantes na denúncia profética das atrocidades do regime militar é justamente o livro Brasil Nunca Mais, elaborado por um dos pastores mais atuantes da nossa Igreja, Jaime Wright, em parceria com o Bispo Dom Paulo Evaristo Arns. Portanto, carregamos as marcas do quão necessário é defender o Estado Democrático de Direito.
2 – Entendemos como algo temerário e rechaçamos as expressões do presidente da República em apoio a manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, pois fere o inciso II, artigo 85, da Constituição Federal, que diz: “São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação”.
3 – Defendemos que soluções para os graves problemas do país devem ser buscadas através do aprofundamento da democracia, representativa e participativa, com respeito às suas instituições e regras, assim como através da justiça socioambiental da qual decorrerá desenvolvimento e paz.
Que Deus ajude nosso país a encontrar saídas democráticas, justas e pacíficas para os atuais impasses. Que nos ajude a participar de seu agir libertador, amoroso e salvífico na história.
IGREJA PRESBITERIANA UNIDA
PSVD – PRESBITÉRIO SALVADOR