Conecte-se com a gente

Novos Diálogos

Presbitério da IPU lança nota em defesa da Democracia

Notícias

Presbitério da IPU lança nota em defesa da Democracia

Presbitério da IPU lança nota em defesa da Democracia

[CONIC]

Presbitério Salvador, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), lançou uma nota em defesa do Estado Democrático de Direito. O documento foi uma reação ao apoio do presidente da República às manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

“Defendemos que soluções para os graves problemas do país devem ser buscadas através do aprofundamento da democracia”, diz um trecho do documento.

Leia a íntegra:

Nota Pública do Presbitério Salvador em defesa do Estado Democrático de Direito

Não havendo sábia direção, o povo cai” Pv 11.14a

O Presbitério Salvador (PSVD), com base nos documentos fundantes da Igreja Presbiteriana Unida, sua história e responsabilidade social sustentada pela herança bíblica e reformada que assume, faz o seguinte pronunciamento:

1 – Nossas Igrejas nasceram em meio às perseguições e dores vividas no contexto da ditadura militar, bem como na resistência ao autoritarismo, dentro e fora da Igreja, e no compromisso com a redemocratização e promoção da justiça social em nosso país. Um dos documentos históricos mais importantes na denúncia profética das atrocidades do regime militar é justamente o livro Brasil Nunca Mais, elaborado por um dos pastores mais atuantes da nossa Igreja, Jaime Wright, em parceria com o Bispo Dom Paulo Evaristo Arns. Portanto, carregamos as marcas do quão necessário é defender o Estado Democrático de Direito.

2 – Entendemos como algo temerário e rechaçamos as expressões do presidente da República em apoio a manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, pois fere o inciso II, artigo 85, da Constituição Federal, que diz: “São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação”.

3 – Defendemos que soluções para os graves problemas do país devem ser buscadas através do aprofundamento da democracia, representativa e participativa, com respeito às suas instituições e regras, assim como através da justiça socioambiental da qual decorrerá desenvolvimento e paz.

Que Deus ajude nosso país a encontrar saídas democráticas, justas e pacíficas para os atuais impasses. Que nos ajude a participar de seu agir libertador, amoroso e salvífico na história.

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA
PSVD – PRESBITÉRIO SALVADOR
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias

Subir