Conecte-se com a gente

Novos Diálogos

IV Fórum de Missão Urbana discutirá papel da Igreja no cumprimento dos ODS

Notícias

IV Fórum de Missão Urbana discutirá papel da Igreja no cumprimento dos ODS

A Rede de Missão Urbana (Redemur) vai realizar entre os dias 8 a 10 de novembro, na Igreja Batista do Coqueiral, no Recife, a 4ª edição do Fórum de Missão Urbana. O tema deste ano será “Igrejas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Comunidades e Cidades Sustentáveis”.

O desenvolvimento sustentável é aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Em setembro de 2015, percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas quanto ao futuro das próximas gerações, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs ) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030.

Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. Todos os países membros da ONU assinaram a agenda 2030 e agora têm que arcar com o compromisso de alcançar as metas dos 17 objetivos.

Na opinião do pastor Alberto Lins, membro do comitê gestor da Rede de Missão Urbana, deveria haver maior incidência por parte dos cristãos evangélicos na busca pela implementação dos ODS em seus respectivos contextos. “Esse tema é totalmente bíblico, mas infelizmente não vem sendo colocado em nossa agenda de pregações e de ação prática em nossas igrejas. Na Bíblia lemos que Deus amou o mundo e Paulo fala que Cristo veio para redimir o mundo. O mundo engloba todas as coisas criadas, inclusive o lugar que nós moramos, a cidade que andamos e os problemas pelos quais passamos. Como podemos enfrentar de forma resiliente tantos problemas vivenciados em nossa nação?”.

O 4º Fórum de Missão Urbana enfocará especificamente o Objetivo 11: Comunidades Sustentáveis. “Refletiremos sobre como podemos colaborar para tornar as cidades e assentamentos urbanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Poucas pessoas sabem, mas em 2014, 54% da população mundial já vivia em áreas urbanas. Na nossa nação 84,5% da população é urbana”, explica Lins.  Os números mencionados por Alberto foram divulgados pela edição de 2014 do relatório “Perspectivas da Urbanização Mundial” (World Urbanization Prospects) produzida pela Divisão das Nações Unidas para a População do Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais (DESA). De acordo com o documento espera-se um aumento de 66% dessa proporção em 2050, o que representa um total de 2,5 milhões de pessoas vivendo em áreas urbanas.

Mobilidade urbana, habitação, acesso aos serviços públicos, meio ambiente e resíduos sólidos serão algumas das temáticas abordadas nos painéis, palestras, oficinas e reflexões bíblicas que comporão a programação. Pela primeira vez desde a primeira edição do Fórum de Missão Urbana em 2015, a Rede de Missão Urbana dará aos participantes a oportunidade de colocar em prática o que for debatido durante os dois dias do evento.

A Comunidade do Sapo Nu, que fica na periferia de Recife, será beneficiada por um mutirão de serviços de atendimento de saúde e promoção de cidadania. Como ressalta Lins, o objetivo é desafiar os participantes a saírem da inércia e, tomando como exemplo o próprio Cristo, servir aos mais necessitados. “Teremos uma ação prática depois de tudo o que ouvirmos e formos incomodados pelo Espírito de Deus a nos movermos em favor daquele que precisa.”.

Sobre a Redemur

A Rede de Missão Urbana é um movimento nacional que reúne igrejas, missões, Ongs e líderes cristãos que atuam na propagação do Evangelho no contexto urbano. A Rede tem como visão a transformação das cidades, em todas as suas dimensões, a partir do Evangelho do Reino de Deus.

As organizações que integram a Redemur são: Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA);  Instituto Solidare/Igreja Batista do Coqueiral; Movimento Igreja & Reino; Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão (ALEF); Aliança Evangélica Brasileira; Instituto Betel Brasileiro; Missão Aliança; Rede Social Centro – São Paulo; Rede Evangélica do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha (Renova); Movimento Negro Evangélico de Pernambuco, Juvep; Ação Evangélica (ACEV); Movimento Reino, Paz e Justiça e Tearfund Brasil.
Mais informações: rededemissaourbana.org.br

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias

Subir