Conecte-se com a gente

Novos Diálogos

Meet The Team

Evangélicxs

O Evangélicxs pela Diversidade é uma rede que reúne pessoas LGBTI e aliadxs que se identificam como evangélicas e que entendem que a diversidade sexual e a identidade de gênero devem ser celebradas como expressões da fé e espiritualidade, e que independente do gênero ou sexualidade, as comunidades de fé podem ser um lugar seguro para todxs.

Magali do Nascimento Cunha

Jornalista, educadora, membro da Igreja Metodista. É doutora em Ciências da Comunicação, mestre em Memória Social e graduada em Comunicação Social (Jornalismo). É autora de "Explosão Gospel. Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico contemporâneo", pela Editora Mauad. É integrante do Grupo de Referência da Peregrinação de Justiça e Paz do Conselho Mundial de Igrejas. É colunista da Carta Capital.

Marcos Monteiro

Assessor de pesquisa do Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão (CEPESC). Mestre em Filosofia, faz parte do colégio pastoral da Comunidade de Jesus em Feira de Santana (BA) e e do grupo de pastores da Primeira Igreja Batista em Bultrins, Olinda (PE). É membro da Fraternidade Teológica Latino-americana do Brasil e da Aliança de Batistas do Brasil. Escritor, editor e articulador na Editora e Rede Curviana.

Alessandro Rodrigues Rocha (in memoriam)

Graduado em Teologia e Filosofia, especialista em Educação e Ciências da Religião, mestre em Teologia e Literatura, doutor em Teologia, com pós-doutorado em Literatura. Foi diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, pesquisador da Cátedra UNESCO da PUC-Rio, professor da FAECAD e da Faculdade Unida de Vitória e pastor da Igreja Batista em Itaipava.

Ronilso Pacheco

Ronilso Pacheco é de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Teólogo e pastor auxiliar na Comunidade Batista em São Gonçalo, é ativista no campo dos direitos humanos e colaborador de diversas organizações, igrejas e movimentos sociais. É formado em Teologia pela PUC-Rio e mestrando em Teologia pelo Union Theological Seminary, da Universidade de Columbia (EUA). É autor de “Ocupar, Resistir, Subverter: Igreja e teologia em tempos de racismo, violência e opressão” (Novos Diálogos, 2016) e organizador do livro “Jesus e os Direitos Humanos: porque o reino de Deus é justiça, paz e alegria”, publicado pelo Instituto Vladimir Herzog, em 2018.

Flávio Conrado

Antropólogo, com pós-doutorado pela Universidade de Montreal (Quebec), ativista de direitos humanos e editor da Novos Diálogos. Idealizador do Festival Reimaginar. Organizou com Clemir Fernandes a coletânea "Reimaginar a Igreja no Brasil: 40 Vozes Evangélicas". Foi secretário executivo da Aliança de Batistas do Brasil e atualmente trabalha com consultoria a organizações baseadas na fé em temas de direitos humanos, coordenando diferentes iniciativas através da Plataforma Intersecções.

Harold Segura

Teólogo, escritor e coordenador de Compromisso Cristão da Visão Mundial para a América Latina e Caribe. Foi um dos oito observadores não católicos na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, realizada em Aparecida, SP, em 2007. É colombiano mas mora há alguns anos em San José, Costa Rica. É autor de "No Caminho com Jesus" (Novos Diálogos, 2012) e um dos organizadores de "Para falar de criança: Teologia, Bíblia e pastoral para a infância" (Novos Diálogos, 2012).

Clemir Fernandes

Teólogo (STBS), mestre em Sociologia (UERJ) e doutor em Ciências Sociais (UERJ), é pesquisador do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e membro da Igreja Batista Marapendi, Rio de Janeiro.

Fábio Py

Doutor em Teologia pela PUC-RIO, com ênfase em História da Igreja, Fé e Política. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais na UENF. Membro da CPT do Norte Fluminense (RJ) e do Coletivo Casa Comum.

Odja Barros

Pastora batista, professora de Novo Testamento e assessora do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI). É formada em Educação Religiosa pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil e em Pedagogia pela UFAL. Tem especialização em assessoria bíblica e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo.

Kenner Terra

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pastor e professor na Faculdade Unida de Vitória (ES). Membro da Associação Brasileira de Interpretação Bíblica (ABIB) e da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (RELEP).

Bruno Rocha

Mestrando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), teólogo pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e ator, especializado em comédia física e palhaçaria.

Movimento Negro Evangélico

O Movimento Negro Evangélico é uma organização autônoma e apartidária que mobiliza pessoas, redes e organizações que trabalham com o tema da negritude no Brasil a partir da igreja evangélica, criando assim uma rede articulada entre elas para lutar por políticas afirmativas e enfrentar a desigualdade racial, o racismo institucional e cultural e o extermínio da juventude negra.

Ana Ester

Jornalista e teóloga. Doutora em Ciências da Religião (PUC-MG). Pesquisa Religião e Política na perspectiva do ativismo queer. É clériga teóloga das Igrejas da Comunidade Metropolitana (ICM), em Belo Horizonte.

João Paulo Chaves

Mestre em Teologia Histórica pelo George W. Truett Seminary e em Religião pela Baylor University, onde também concluiu seu doutorado em História do Cristianismo em 2017. É autor de "O Racismo na História Batista Brasileira: Uma memória inconveniente do legado missionário", e diversos artigos em inglês. Ele ensinou na Baptist University of the Américas em San Antonio, Texas, e foi Fellow da Hispanic Theological Initiative no Princeton Seminary, onde é atualmente seu Diretor Assistente. Também é editor associado do periódico Perspectivas e coordenador do GT Religiões Latinx da Academia Americana de Religião — Região Sudoeste.

Projeto Redomas

O Projeto Redomas busca dar voz às mulheres dentro dos espaços de fé cristãos, problematizar opressões e violências naturalizadas nesses espaços e promover novos olhares e perspectivas para a igreja brasileira. No nosso site disponibilizamos textos, podcasts, estudos bíblicos e materiais pra download.

Paz e Esperança Brasil

Paz e Esperança tem como foco oferecer atenção integral às pessoas e comunidades que têm sofrido violações diretas a seus direitos. Por meio da educação, materiais educativos, pesquisas, monitoramento, comunicação e redes Paz e Esperança Brasil promove a cultura de paz e a justiça numa realidade marcada por insegurança e violência. Inicia suas atividades na cidade do Rio de Janeiro, a partir de 2018, em meio a uma situação de intervenção federal na área de Segurança Pública, num contexto de um Estado falido que não tem conseguido atender minimamente a população em seus direitos básicos. Estes são os desafios que nos movimentam e ao quais esperamos cooperar em suas respostas.

Luís Henrique Leão

Luís Henrique Leão é batista, doutor em ciências na área de Saúde Pública e professor da Univesidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Lyndon Araújo

Pastor congregacional em São Luís (MA). É bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Congregacional do Rio, licenciado em História pela UNESP-Franca, mestre em Ciências da Religião pela UMESP e doutor em História pela UNESP-Assis. É professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA, foi presidente da Fraternidade Teológica Latino-americana – Setor Brasil (2012 a 2015) e é membro da Associação Basileia. É autor dos livros "As outras faces do sagrado: protestantismo e cultura na primeira República brasileira", "Os Mascates da fé: história dos evangélicos no Brasil" e "Os 500 Anos da Reforma Protestante no Brasil".

Camila Mantovani

Estudante de Teologia na Universidad Bíblica Latinoamericana, membro da Igreja Batista do Caminho (RJ), do Coletivo Esperançar e uma das fundadoras da Frente Evangélica Pela Legalização do Aborto. Camila precisou exilar-se do país após receber ameaças de morte.

Lusmarina Campos Garcia

Mestre em Direito (2016), Bacharel em Direito e Ciências Sociais (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1985). Seu trabalho conecta Direitos Humanos, Sociedade, Teologia e Arte através do viés litúrgico e humanitário. É pastora luterana licenciada, tendo pastoreado paróquias luteranas no Brasil e na Suíça de 1998 a 2012, e tem desenvolvido projetos relacionados a HIV/AIDS, Violência Urbana e Paz, Justiça de Gênero e Intolerância Religiosa. Atuante no movimento inter-religioso desde 1992, na presidência do CONIC-Rio (2014-2016) organizou a reconstrução do terreiro da Mãe Conceição D'Lissa em Duque de Caxias.

Paulo Nascimento

Baiano, teólogo, psicólogo, professor do ensino superior e psicólogo clínico humanista. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, onde atualmente faz Doutorado em Linguística.

Caio Marçal

Teólogo e Pedagogo. Mestrando em Sociologia pela UFMG. Coordenador da Rede Fale e Missionário da Ocupação Rosa Leão. Mora em Belo Horizonte.

Erika Izquierdo Paiva

Formada em Odontologia e também em Bíblia e Teologia. Participou da liderança nacional do movimento de estudantes evangélicos e de sua equipe pastoral no Peru e Região Andina por 7 anos. Ajudou a formar o Conselho Nacional de Juventude do Peru (CONAJU), participou da Rede de Jovens e Democracia da região (Interquorum) e coordenou em 2000/2001 o movimento Evangélicos pela Democracia, que lutou contra a ditadura de Fujimori. Participou também do movimento cidadão Transparência e foi uma das promotoras da instalação e coleta de depoimentos da Igreja Evangélica para a Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) no Peru. Desde 2004 coordena a Campanha Desafio Miquéias na América Latina. De 2006 a 2010 foi membro do Conselho Internacional da Chamada Global para Ação contra a Pobreza. Atualmente é parte da Igreja Cristã Reformada da América do Norte e membro do Conselho Diretivo da ONG World Renew e da Junta Internacional da Rede Miqueias Global.

Últimos de Erika Izquierdo Paiva

Joel Zeferino

Bacharel em Teologia e Licenciado em Filosofia. É pastor na Igreja Batista Nazareth, em Salvador (BA), ocupou o cargo de presidente da Aliança de Batistas do Brasil e a Vice-Presidência da Coordenadoria Ecumênica de Serviço-CESE.

Fellipe dos Anjos

É natural de São Gonçalo, RJ. Casado com Jéssika e pai da Lara. Atualmente reside em São Paulo onde, além das atividades pastorais na Igreja Batista de Água Branca - ibab, desenvolve seu doutorado em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo. Participa do grupo de pesquisa Religião e Educação (umesp), coordenado pelo prof. Dr. Jung Mo Sung. É autor de "Biopolíticas do Sacrifício" (Recriar, 2019). Tem interesse nas linguagens mítico-teológicas e religiosas presentes nas obras de Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Michel Foucault e Gilles Deleuze.

Nicolás Panotto

Licenciado em Teologia pelo Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos - ISEDET (Argentina). Mestrando em Antropologia Social e doutorando em Ciências Sociais pela FLACSO Argentina. Diretor geral do Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Religião e Incidência Pública (GEMRIP) e membro da direção da Postcolonial Network e da Fraternidade Teológica Latino-americana.

Silvia Nogueira

Silvia Nogueira é pastora batista. Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista em São Paulo (1999). Possui graduação e licenciatura plena em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (FFP/UERJ). É professora de Língua Portuguesa da rede municipal de Macaé, RJ.

Silas Fiorotti

Bacharel em Ciências Sociais, mestre em Ciências da Religião e doutor em Antropologia Social, é professor colaborador do CPPG-FMU, pesquisador colaborador do CERU-USP e do CERNe-USP. Realizou pesquisa de doutorado sobre o pentecostalismo em Moçambique. Coordena o projeto Diversidade Religiosa em Sala de Aula.

Leonardo Alvarenga

Leonardo Alvarenga é batista, doutor em ciências da religião e pós-doutorando da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Pedro Grabois

Pedro Grabois tem mestrado e graduação em Filosofia pela UERJ. Atualmente, no doutorado, desenvolve tese sobre racismo e sociedades de segurança. Foi articulador da Rede Fale e Conselheiro Nacional de Juventude (CONJUVE), representando a Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB). É professor de Filosofia do IFRJ, em Paracambi, e frequenta a Igreja Batista do Caminho.

Joanildo Burity

Possui bacharelado em História pela UFPB (1985), mestrado em Ciência Política pela UFPE (1989), doutorado em Ideology and Discourse Analysis (Ciência Política) pela University of Essex, Inglaterra (1995), com pós-doutorado na University of Westminster, Inglaterra (2003). É pesquisador titular, professor e coordenador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio), na Fundação Joaquim Nabuco. É professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE. Foi coordenador do Programa de Mestrado Religião e Globalização da Universidade de Durham, Inglaterra (2009-2013). É membro da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Angelica Tostes

Angelica Tostes é teóloga feminista do Mackenzie, mestre em Ciências da Religião (UMESP) e atua na Rede Ecumênica da Juventude e na Evangélicas pela Igualdade de Gênero. Autora do blog angeliquisses.com.

Fabíola Oliveira

Mulher preta cristã na resistência, educadora social, Diretora Executiva do Odarah Cultura e Missão, membra da Comunidade Batista em São Gonçalo.

João Luiz Moura

Graduado em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória. Mestrando em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Licenciando em Pedagogia na Universidade Estadual Darcy Ribeiro. Tem pesquisado sobre igreja e sociedade, neoliberalismo, globalização, direitos humanos e pós-humanismo, e economia política.

Rede Tepali

Rede de Teólogas, Pastoras, Ativistas e Líderes cristãs comprometidas com a construção de sociedades mais justas, solidárias, amorosas e igualitárias. Seu propósito é fortalecer e articular iniciativas de mulheres cristãs a fim de empoderá-las por meio de alianças, intercâmbios e ações pela igualdade nos espaços da fé e da sociedade.

Carlos Osma

Formado em matemática, trabalha como professor de ensino médio há mais de quinze anos. Possui também Diploma de Ciências Religiosas e Pós-Graduação em Diálogo Inter-Religioso. Há cerca de dez anos começou a escrever artigos publicados em diferentes periódicos: "Cristianismo Protestante", "Lupa Protestante", "Cristianosgays", "Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación", "El blog de Bernabé", "Locademia de Teología etc. Desde 2010 escreve em seu próprio blog, com artigos traduzidos para o italiano, catalão, português ou inglês. Autor de "Solo un Jésus marica pode salvarnos: Reflexiones cristianas en clave gay" (Ediciones Homoprotestantes)

Zózimo Trabuco

Formado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor dos livros "A Seara e os Ceifeiros: Educação teológica, narrativas de conversão e identidade religiosa (1960-1990)" (UEFS EDITORA) e "À direita de Deus, à esquerda do povo: Protestantismos, esquerdas e minorias (1974-1994)" (Editora Sagga). Membro da Igreja Batista Nazareth, em Salvador.

André Musskopf

André Musskopf é bacharel, mestre e doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisador nas áreas de Estudos Feministas, Teorias de Gênero, Teoria Queer, Masculinidade, Homossexualidade e Diversidade Sexual, na sua relação com a Religião e a Teologia. É palestrante sobre estes temas em eventos acadêmicos, religiosos, com grupos de base e movimentos sociais no Brasil e internacionalmente. Publicou os livros Uma brecha no armário: Propostas para uma teologia gay (CEBI; Fonte, 2015) e Via(da)gens teológicas: Itinerários para uma teologia queer no Brasil (Fonte, 2012).

Últimos de André Musskopf

Gedeon Alencar

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professor da Faculdade Teologica Batista de São Paulo e pesquisa as relações entre cultura brasileira e o pentecostalismo, mais particularmente sobre as Igrejas Assembleias de Deus. Membro da Igreja Betesda, em São Paulo.

Alexandre Brasil

Cientista social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002), com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (2009). Atuou como assessor na Presidência da República (2012-2016) nas áreas de participação social e direitos humanos. É professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de "Relações e Privilégios: Estado, secularização e diversidade religiosa no Brasil" (Novos Diálogos, 2011).

Timóteo André de Oliveira

Cristão anglicano. Estudante de Ciências Sociais e ativista das lutas étnico-raciais. Escritor e poeta, procuro dar vazão às lutas, fé e arte por meio da escrita.

Últimos de Timóteo André de Oliveira

Renan Porto

Ensaísta e poeta baiano vivendo no Rio de Janeiro. Faz mestrado em filosofia do direito na UERJ. Desenvolve pesquisa interdisciplinar entre filosofia política, direito e literatura, sobre as implicações éticas da ambiguidade da escrita de Guimarães Rosa para o pensamento sobre a experiência da justiça. Publicou poemas nas revistas Escamandro, R. Nott Magazine, Babel, Zunái e Libertinagem. Autor do livro de poemas "O Cólera A Febre", publicado pela editora Urutau.

Aline Silva

Rev. Aline Silva é codiretora de CreatureKind, uma organização internacional que lidera pessoas cristãs em novas formas de pensar a fé e o bem-estar dos animais. Ela serviu por mais de uma década como pastora local de populações rurais no Missouri e no Colorado. Aline se identifica como uma imigrante queer, negra e indígena do Brasil nos Estados Unidos. Ela opta por não comer animais não humanos. Você pode acompanhá-la seguindo CreatureKind no Twitter, Facebook e Instagram. Ela vive nas terras não cedidas dos povos Tequesta, Taino e Seminole, denominado Sul da Flórida, EUA.

George Facundo

George Facundo é educador social no Sistema Socioeducativo no Ceará e membro da Igreja de Cristo na Aldeota.

Vinoth Ramachandra

Vinoth Ramachandra possui bacharelado e doutorado em engenharia nuclear pela Universidade de Londres. Retornou ao Sri Lanka em 1980 e ajudou a desenvolver um ministério cristão universitário naquele país. Em 1987, foi convidado a servir como Secretário Regional do Sul da Ásia para a IFES, uma parceria global de mais de 130 movimentos autônomos de estudantes universitários. Desde 2002 o seu papel na IFES é o de Secretário de Diálogo e Engajamento Social. Ele já lecionou em vários seminários e conferências teológicas em várias partes do mundo. É autor de "A Falência dos Deuses" (ABU Editora, 2000), "Faiths in Conflict?" (IVP, 2000), "Subverting Global Myths: Theology and the Public Issues that Shape Our World" (IVP, 2008), entre outros.

Últimos de Vinoth Ramachandra

Romi Bencke

Secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs-CONIC, é teóloga e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 2013, recebeu o Prêmio Direitos Humanos - a mais alta condecoração do Governo brasileiro a pessoas que se destacam na defesa, na promoção e no enfrentamento às violações dos Direitos Humanos no país.

Últimos de Felipe Buttelli

Danilo Mendes

Mestrando em Ciência da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora e autor de Poesia da cabeça aos pés (Jaguatirica, 2016). Cursou Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil entre 2013 e 2016.

Claudete Ulrich

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestrado em Teologia (2002) e doutorado em Teologia (2006) pela Faculdades EST. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (2007-2008). De 2009 a 2011 atuou como colaboradora ecumênica na Igreja Luterana de Hannover e de 2012 a 2015 atuou como coordenadora de estudos na Academia de Missão junto a Universidade de Teologia de Hamburgo/Alemanha. Desde agosto 2015 é professora de Teologia na graduação e na Pós-graduação Ciências das Religiões na Faculdade Unida em Vitória. Atua principalmente nos seguintes temas: diversidade, teologia feminista, gênero, mulheres e movimento da reforma protestante.

Subir